ALGUMAS PALAVRAS RELATIVAS ÀS MEDIDAS DE PREVENÇÃO
O impacto da COVID-19 é maior em pessoas com mais de 65 anos e com comorbilidades, nomeadamente doenças cardiovasculares, patologia respiratória crónica ou diabetes.
Os utentes que vivem em Estruturas Residenciais para Idosos (ERPI) ou em outro tipo de instituições, independentemente da tipologia, encontram-se numa situação de risco acrescido de maior disseminação da infeção.
Neste sentido, é essencial reforçar a importancia das medidas de prevenção e controlo da infeção, de forma a evitar, diminuir ou limitar o impacto da COVID-19 nestas instituições.
O Algeruz Villas elaborou um Plano de Contingência interno, tendo em conta todas as indicações da Direção Geral de Saúde (DGS) de forma a puder implementar medidas perante a ocorrência de um caso suspeito ou confirmado, continuando simultaneamente a garantir os melhores cuidados possíveis aos utentes.
Com isto, o Algeruz Villas assegura que todos os prestadores de cuidados e restantes funcionários da instituição estão devidamente informados sobre a COVID-19, as suas principais formas de transmissão e as medidas preventivas de disseminação da infeção.
Medidas Gerais para Reduzir o Risco de Transmissão de COVID-19
Higiene, limpeza, desinfeção e gestão dos resíduos
- O Aleruz Villas garante que todos estão sensibilizados para o cumprimento das regras de etiqueta respiratória, de lavagem correta das mãos, assim como das outras medidas de higienização e controlo ambiental.
Distanciamento social, concentração de pessoas e ventilação dos espaços
- O distanciamento entre as pessoas, é cumprido, tanto quanto possível. Nesse sentido, os utentes estão dividos em dois grupos, os quais permanecem em dois locais distintos, de forma a fazerem as refeições, as atividades de vida diária e as atividades lúdicas com mais distanciamento. Claro que ao se falar de distanciamento, não se fala da proximidade necessária para a prestação de cuidados.
- As medidas de higiene das mãos e etiqueta respiratória, foram logo de incio divulgadas, ensinadas e treinadas por todos os que fazem parte da instituição.
- Sempre que possível os espaços são ventilados por meio de ventilação natural, através da abertura de portas ou janelas. Uma vez que, por vezes, é inevitavel a utilização de ventilação mecânica de ar, garantimos que a limpeza e manutenção da mesma são feitas adequadamente.
- Sempre que, por algum motivo, os utentes se vêm obrigados a sair da Residência (ex: consultas médicas), ao regressarem têm de cumprir obrigatóriamente isolamento profilático de 14 dias.
Visitas
- As visitas de familires são permitidas, sendo realizadas através de vidro e intercomunicador, cumprindo-se todas as normas de higienização do espaço. Para além disto, o uso de máscara é obrigatório, por parte dos familiares/ visitantes.
Profissionais
- Todos os funcionários que fazem parte do Algeruz Villas utilizam máscara, luvas e têm acesso a todo o material de proteção individual necessário.
- Todos os profissionais da instituição foram informados sobre a normas de higiene das mãos e de etiqueta respiratória assim como de distanciamento entre pessoas. Claro que ao se falar de distanciamento, não se fala da proximidade necessária para a prestação de cuidados.
- Todos os profissionais da instituição são monitorizados em termos de temperatura corporal e sintomas como a tosse e falta de ar, no início, meio e fim da jornada de trabalho.
Admissão de Novos Utentes – Diretrizes
- Realização de teste laboratorial para SARS-CoV-2 (resultado negativo);
- Cumprimento de isolamento profilático de 14 dias, mesmo com o teste laboratorial para SARS-CoV-2 (resultado negativo);
- Realização de avaliação clínica, pelos profissionais de saúde da instituição, atestando inexistência de sinais e sintomas de infeção respiratória aguda à data da admissão;